A sardinha é saudável? Conheça os benefícios
Postado em: 24/01/2022
Diversos nutricionistas recomendam o consumo de carne branca pelo menos 3 vezes na semana. Uma alternativa que cai muito bem, é a sardinha. Conhecida popularmente por ser mais barata, é uma ótima opção para incluir no cardápio. Além disso, esse pescado é versátil, vai bem com saladas, massas, batatas e outros vegetais e, claro, como prato principal.
A sardinha é rica em proteína, cálcio e vitamina B12, e seu consumo auxilia na prevenção de doenças do coração, e é fundamental para a memória e os ossos. Outra curiosidade é que esse peixe possui mais ômega-3 que o salmão, que sempre é lembrado por essa característica. A sardinha é uma boa fonte de proteínas e tem alto valor biológico, 100 gramas de sardinha crua apresentam 21 gramas de proteína.
Também é considerada um dos poucos alimentos fonte de vitamina D, responsável por aumentar a absorção de cálcio pelo organismo. Elas ainda apresentam boa quantidade de fósforo, outro mineral importante para os ossos.
Qual a forma mais saudável de consumir a sardinha?
O ideal é que o consumo da sardinha aconteça in natura, dando prioridades às formas assadas, cozidas ou grelhadas, por que dessa forma mantém a maior quantidade possível de nutrientes e garante uma absorção maior do corpo de ômega-3. Evite fritar o pescado, já que assim ele se torna calórico e perde as propriedades nutricionais.
Depois de descobrir que a sardinha é saudável e uma ótima opção para refeições e lanches, que tal incluir em sua alimentação? Fale com a gente, e conheça todas as opções de sardinhas disponíveis e receba na sua casa, com segurança e rapidez.