Como retirar espinha do peixe
Postado em: 18/02/2021
Faz parte da anatomia de todos os peixes terem espinha, porém, para maioria das pessoas, não é nada agradável retirar espinhas do peixe no prato ou na boca. Para que isso não acontece, existem formas de realizar esta tarefa antes mesmo de começar a preparar a sua refeição.
Para peixes em postas, passe suavemente os dedos na carne até encontrar a espinha, com auxílio de uma pinça, retire espinho por espinho até a carne estar lisa. No mercado, existem pinças específicas de peixes para retirar espinhos.
Se o peixe estiver congelado, espere descongelar para poder realizar este procedimento. Caso o peixe for fresco, veja abaixo alguns passos para fazer de forma adequada a retirada da espinha:
- Colocar o peixe na tábua, realize um corte nas costas do peixe: da rabo até a cabeça, com profundidade suficiente para atingir levemente a espinha.
- Depois, vire o peixe e realize outro corte na região da barriga, também do rabo até a cabeça, destripando-o após.
- Agora, segurando o rabo, passe a faca bem rente à espinha por toda a extensão do peixe até a cabeça. Para soltar a carne do outro lado, vire o peixe novamente, e realize o mesmo procedimento.
- Ao final, corte a cabeça do peixe e a carne dos dois lados estará separada da espinha.
Lembre-se sempre de usar com muito cuidado uma faca bem afiada, preferencialmente específica para peixes. Uma faca com a afiação ruim pode machucar a carne do peixe e não o cortar devidamente.